Construções Incríveis - Ponte Øresund
Que tal começarmos o dia falando de mais uma incrível façanha da engenharia?!
Esses dias enquanto procurava algo interessante para postar me
falaram sobre uma ponte bem incomum, a ponte além de ponte é um túnel,
parte dela é submersa no mar, dando a sensação de que é interrompida no meio do
caminho e que depois ressurge do nada alguns metros a frente... Construída
entre a Dinamarca e Suécia com o objetivo de ligar os dois países, Além de sua
importância política e econômica, por unir os dois países e ser a uma das
maiores pontes rodoferroviária* do mundo
e a maior da Suécia, Oresund se destaca pelos seus aspectos construtivos e
arquitetônicos.
* rodoferroviária
“Diz-se dos serviços de transportes que utilizam ferrovia e rodovia.”
Sobre a ponte:
Ø
Inicio
do projeto -1991
Ø
Inauguração-Julho
de 2000
Ø
Comprimento
total da ponte: 16 km
Ø
Comprimento
do túnel: ≈ 5 km
Ø
Comprimento
da ilha artificial: ≈ 4 km
Ø
Massa
total da estrutura: 82.000 Toneladas
Ø
Custo
total de 1.500 milhões de dólares
Oresund é constituída de três segmentos;
ponte, túnel e a ilha artificial.A parte submersa foi criada para que não
houvesse interferência com as linhas aéreas devido a
proximidade com aeroporto internacional de Copenhagem.
A possibilidade de construção da ponte já
havia sido pensada a muito tempo antes do acordo ser fechado. Por volta de 1800 a ideia já havia sido
pensada, mas somente em 1991 o acordo
entre os países foi fechado.Com o tempo
total de 9 anos a ponte que liga as
cidades Copenhagem (Dinamarca) à Malmö (Suécia), foi concluída em julho de
2000.
O projeto foi feito para suportar
situações extremas como baixíssimas temperaturas, a alta salinidade e possíveis
impactos com embarcações ou gelo. A ponte foi construída para ter uma alta durabilidade,
cerca de 100 anos, o que já é muito quando falamos de prédios construídos em
condições ambientais estáveis imagina então em tais condições. Foram
construídos vários vãos de tuneis que foram sendo colocados um a um com o
auxilio de GPS para garantir a uma maior
exatidão e tendo suas juntas
vedadas para que fosse possível fazer a drenagem da agua no
interior do túnel.( isso deve ter dado um certo trabalho! Rsrs)
O vídeo a baixo foi feito por
motorista brasileiros durante a travessia
da ponte no sentido Dinamarca –Suécia
A partir de 2005 ocorreu um aumento
significativo do numero de pessoas que utilizam a ponte, só em 2007 cerca de 25
milhões passaram por ela totalizando aproximadamente
15,2 milhões de euros pagos em pedágios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário