Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil
Somos estudantes de Arquitetura e urbanismo na UFMG e Engenharia de produção civil no CEFET-MG.Técnicas em Edificações, formadas pela Instituição CEFET-MG, em 2010. Desenvolvemos ao decorrer do curso um grande interesse pela área de Arquitetura e Engenharia Civil, em que temos o propósito de aprimorar e expandir nossos conhecimentos. Assim como Isaac Newton acreditamos na ideia de que "Construímos muros demais e pontes de menos" e esperamos contribuir para a mudança dessa situação. Andreza R. e Drielle T.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Construções Incríveis - Ponte Øresund


Que tal começarmos o dia falando de mais uma incrível façanha da engenharia?!

Esses dias enquanto procurava algo interessante para postar me falaram  sobre uma ponte bem  incomum, a ponte além de ponte é um túnel, parte dela é submersa no mar, dando a sensação de que é interrompida no meio do caminho e que depois ressurge do nada alguns metros a frente... Construída entre a Dinamarca e Suécia com o objetivo de ligar os dois países, Além de sua importância política e econômica, por unir os dois países e ser a uma das maiores pontes rodoferroviária* do mundo e a maior da Suécia, Oresund se destaca pelos seus aspectos construtivos e arquitetônicos.


* rodoferroviária
“Diz-se dos serviços de transportes que utilizam ferrovia e rodovia.”


Sobre a ponte:

Ø  Inicio do projeto -1991
Ø  Inauguração-Julho de 2000
Ø  Comprimento total da ponte: 16 km
Ø  Comprimento do túnel: ≈ 5 km
Ø  Comprimento da ilha artificial: ≈ 4 km
Ø  Massa total da estrutura: 82.000 Toneladas
Ø  Custo total de 1.500 milhões de dólares

Oresund é constituída de três segmentos; ponte, túnel e a ilha artificial.A parte submersa foi criada para que não houvesse interferência com as linhas aéreas  devido a  proximidade com aeroporto internacional de Copenhagem.
A possibilidade de construção da ponte já havia sido pensada a muito tempo antes do acordo ser fechado.  Por volta de 1800 a ideia já havia sido pensada, mas somente em  1991 o acordo entre os países foi fechado.Com o tempo total de 9 anos a ponte que liga as cidades Copenhagem (Dinamarca) à Malmö (Suécia), foi concluída em julho de 2000.  

O projeto foi feito para suportar situações extremas como baixíssimas temperaturas, a alta salinidade e possíveis impactos com embarcações ou gelo. A ponte foi construída para ter uma alta durabilidade, cerca de 100 anos, o que já é muito quando falamos de prédios construídos em condições ambientais estáveis imagina então em tais condições. Foram construídos vários vãos de tuneis que foram sendo colocados um a um com o auxilio de GPS para garantir a uma maior  exatidão e tendo  suas juntas vedadas  para que  fosse possível fazer a drenagem da agua no interior do túnel.( isso deve ter dado um certo trabalho! Rsrs)


O vídeo a baixo foi feito por motorista brasileiros durante a travessia  da ponte no sentido Dinamarca –Suécia


A partir de 2005 ocorreu um aumento significativo do numero de pessoas que utilizam a ponte, só em 2007 cerca de 25 milhões passaram  por ela totalizando aproximadamente 15,2 milhões de euros pagos em pedágios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário