Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil
Somos estudantes de Arquitetura e urbanismo na UFMG e Engenharia de produção civil no CEFET-MG.Técnicas em Edificações, formadas pela Instituição CEFET-MG, em 2010. Desenvolvemos ao decorrer do curso um grande interesse pela área de Arquitetura e Engenharia Civil, em que temos o propósito de aprimorar e expandir nossos conhecimentos. Assim como Isaac Newton acreditamos na ideia de que "Construímos muros demais e pontes de menos" e esperamos contribuir para a mudança dessa situação. Andreza R. e Drielle T.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Construções Incríveis - Hidrelétrica de Itaipu


Bom dia! Como primeira postagem no blog, vamos começar com a seção "Construções incríveis". Nessa seção procuramos apresentar uma grande construção e mostrar mais detalhes sobre ela, para ampliar o conhecimento sobre as obras. E nessa primeira apresentação, escolhemos uma construção em território brasileiro que ficou conhecida mundialmente...

USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

  • Geração de energia em 2011: 92,2 milhões MWh.
  • Faz parte das "Setes maravilhas do mundo moderno".
  • A barragem possui cerca de 7 km de extensão.
  • Localizada na fronteira em Brasil e Paraguai (no Brasil, está em Foz do Iguaçu - Paraná).
  • Início do planejamento para a construção: Anos 1960.
  • Início da construção: Maio de 1975.
  • Fim da construção: Outubro de 1982.
Considerações para início da construção:

 * Precisava-se de um rio com quantidade de água muito grande para produz tal quantidade de energia. Além disso, o leito rochoso do rio precisava ser muito forte para aguentar o peso da barragem loca escolhido: Rio Paraná  (5º mais extenso do mundo). 
 * Foi necessário deslocar o rio para a construção da barragem. Criou-se então um grande canal artificial pelo qual o rio passaria durante a construção. Para a conclusão desse canal, foi necessário 3 anos.

A Barragem:

* A barragem serve para represar a água e pelo desnível, favorecer o funcionamento das turbinas. A barragem de Itaipu foi é oca, já que seria extremamente caro construí-la totalmente preenchida por concreto. Por conta disso, ela é mais inclinada que o normal, para transferir a força da água para as bases, onde é mais resistente.
* Normalmente, uma barragem é apoiada na geografia do terreno, porém, não havia apoio em Itaipu em foi construída uma barragem de gravidade (tão pesada que a água não consegue movê-la - pesa 61 bilhões de toneladas). Para tal construção foram usadas 12,7 milhões de m³ de concreto.

Grande problema durante a construção:

 * O leito rochoso do rio era muito forte e suportaria bem o peso da barragem, porém, durante a construção foi encontrada uma camada de rocha fraca, que não suportaria o peso.
 * Solução: A camada fraca foi perfurada e preenchida com concreto de alta densidade, após isso, as construções continuaram.

Finalização de Itaipu:

 * Após a construção concluída (1982), o canal artificial pelo qual o rio passava foi destruído, e o rio voltou ao seu curso original, alagando a área que forma o reservatório. Foram necessário 14 dias para o preenchimento total.
 * Em 1984 Itaipu, forneceu energia pela primeira vez.

Fotos:
Barragem Itaipu (www.itaipu.gov.br)
Vertedouro (www.itaipu.gov.br)

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Mais informações:
  • Site oficial de Itaipu: <www.itaipu.gov.br>
  • Documentário "Obras incríveis" da Discovery Channel: 
  • <http://www.youtube.com/watch?v=3eULMIuRFhY>


Por: Andreza Rosaria e Drielle Tassar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário