Olá a todos ! Bom, eu encontrei uma série de três vídeos curtinhos mostrando a atividade de alguns trabalhadores na construção civil. Os vídeos foram chamados pela pessoa que postou por "Tecnologia da Construção Civil para a Copa 2014".
Infelizmente não sei dizer de onde são as filmagens, mas concordo que essa forma de trabalho está sendo aparentemente bem mais eficaz do que as construções de "alta tecnologia" adotadas para a copa de 2014. Apesar de ser clara a falta de condições favoráveis para um trabalho seguro, o que é extremamente prejudicial para os próprios trabalhadores e desqualifica o responsável - caso exista - pelas obras, a questão é que, é possível perceber o avanço da obra, é possível ver que há trabalho sendo realizado, o que representa praticamente o oposto do que se vê nas construções para a copa - e não só para a copa.
Concordo que apenas falar é simples, que é preciso levar em consideração as licitações para as obras públicas, a dificuldade em contratação de mão de obra e tudo o mais que é tanto falado como justificativa - e infelizmente, não o deixa de ser. O que quero destacar não são os vídeos em si, mas o fato que gostaria de propor é a reflexão sobre o que leva a tanto atraso, tantas obras não concluídas - e algumas nem iniciadas - e tanta propaganda para tão pouca ação. Não sei se felizmente ou infelizmente, a tecnologia não supera a vontade, quando se pode realmente fazer alguma coisa. Apenas gostaria de lembrar que talvez muitos desses problemas se resolveriam com a presença de pessoas mais comprometidas com o seu trabalho e seus resultados corretos e com certa fiscalização mais veemente, independente da área. E nós - aqui trato mais especificadamente a pessoas da área da construção civil, mas é claro, serve para todas as profissões - temos o dever de fazer com que os resultados que vamos fornecer sejam corretos, com pelo menos o mínimo de ética necessária.
Abaixo estão os vídeos a que me referi na postagem, façam seus comentários.
Por: Andreza Rosaria e Drielle Tassar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário